Você usa pneu recapado no seu veículo escolar? Sabia que você pode usar e poupar muito dinheiro?
A troca de pneus de um veículo, seja ele de passeio ou comercial, é cara e, além disso, requer cuidados especiais com o descarte do produto. Uma alternativa para tornar isso mais em conta é a reforma dos pneus, uma técnica mais barata, mais ecológica e que garante o mesmo desempenho de um produto novo.
Mas existe muita diferença entre RECAPAGEM, REMODELAGEM E RECACHUTAGEM e este é tema de um outro artigo que fizemos.
A RECAPAGEM é uma técnica onde se troca a somente parte da borracha desgastada do pneu e se reutiliza o que é chamado de carcaça do pneu, ou seja, todo o restante da sua estrutura.
A vantagem é que a durabilidade de um pneu recapado é a mesma de um pneu novo e ainda o processo para fazer a recapagem chega a custar 3 x menos.
Já nos deparamos com muitos transportadores escolares que acabam não utilizando e se beneficiando desta oportunidade, muitas vezes não sabendo desta opção ou por acreditarem não ser permitido e em outros casos por não terem certeza da segurança que o pneu oferece após ser recapado.
Somos transportadores escolar a mais de 34 anos e desde que consigo me lembrar, usamos pneus recapados em nossos veículos, e garanto, vale muito a pena.
Muitas dúvidas podem surgir na hora de decidir, mas vamos esclarecer algumas:
Recapar pneus é permitido por lei ?
Sim, há legislação nacional específica para este setor, é um setor com certificação obrigatória do INMETRO, com associações reconhecidas nacional e internacionalmente, fabricantes nacionais e multinacionais de matérias primas para o segmento.
É seguro usar o Pneu recapado?
A reforma de pneus é uma prática legal e mundialmente aceita. As condições de segurança de um pneu reformado são as mesmas de um pneu novo.
Os pneus de aviões de passageiros e carga, pequenos e grandes, são recapados, o que mostra a qualidade e o nível de confiabilidade do processo de reforma.
A durabilidade do pneu é a mesma?
Sim, se a recapadora fizer um trabalho de qualidade e usar uma borracha adequada para o seu objetivo, (cidade, chão, pedra, asfalto..) a durabilidade é a mesma e em alguns casos conseguimos fazer uma quilometragem até maior do que com o pneu novo.
Quantas vezes posso recapar um pneu?
Para automóveis o numero de recapagens é de até 3 vezes, os pneus de caminhões e ônibus, como são considerados os veículos escolares o limite é de seis vezes. Sinceramente, poucas vezes conseguimos um bom aproveitamento acima da terceira recapagem, a partir deste ponto, a carcaça já está bastante fadigada e muitas vezes acabamos perdendo a recapagem, mas vai depender muito do uso do pneu.
Quem pode fazer a recapagem?
As recapadoras, precisam certificação do INMETRO para executar a recapagem e ainda é obrigatória a manutenção das marcações, como a identificação do fabricante, a dimensão, o tipo de construção, se passou por câmaras, o índice de carga e de velocidade permitidos, assim como o selo de identificação e a data de fabricação. O acessório após a recapagem deve conter os dizeres “recauchutado”, “recapado” ou “remoldado”, ou simplesmente, “reformado” em local visível na parte exterior do pneu.
Posso usar pneu recapado na dianteira do veículo?
Há uma exceção para emprego de pneus recapados na dianteira que é para ônibus urbanos e rodoviários, conforme a resolução CONTRAN 445 de Julho de 2013. Nesta resolução federal temos a seguinte afirmação em seu artigo 6°: “Fica proibida a utilização de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, no eixo dianteiro, bem como rodas que apresentem quebras, trincas, deformações ou consertos, em qualquer dos eixos dos veículos novos ou em circulação.”
Para as demais aplicações e veículos não há restrição legal, desde que a reformadora de pneus seja certificada INMETRO e de qualidade reconhecida no mercado.
Então para vans e veículos escolares de passageiros não é permitido o uso de pneus recapados na dianteira.
Por quê há restos de pneus nas rodovias? É problema de recapagem?
Realmente vemos pelas estradas muitos restos de pneus e alguns destes “pedaços” causam muitos acidentes, alguns até fatais, contudo é errado atribuir que estes pneus estouraram pelo simples fato de serem recapados. A verdade é que o principal motivo do estouro dos pneus, novos ou recapados, é resultado da pressão de enchimento abaixo do especificado, sobrecarga no caminhão, alta temperatura do pavimento e condições precárias de nossas rodovias. Os pneus não estouram pelo simples fato de terem sido recapados, caso contrário já teria sido proibido o uso de pneus recapados em nosso país, concorda?
O que fazer quando acabar o limite de recapagens?
É importante ter em mente que os pneus não podem ser descartados de qualquer maneira. Um pneu pode poderá levar até 500 anos para se decompor na natureza.
Uma das principais utilidades dos pneus reciclados é servir de combustível para os fornos das fábricas de cimentos, em substituição ao coque verde de petróleo, que emite mais enxofre ao meio ambiente. Os pneus em fim de vida útil também podem ser destinados à confecção de pisos de quadras poliesportivas e pavimentos de rodovias.
Somente no ano passado, cerca de 12 milhões de pneus passaram por algum tipo de reforma e foram reaproveitados no Brasil, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus).
Então, espero que tenha ajudado e se você ainda não usou pneus recapados, faça um teste. Trabalhando a muitos anos neste mercado, já perdemos recapagens por escolhas erradas ou por trabalho mal executado da recapadora, mas mesmo assim eu recomendo aos transportadores escolar, vale muito a pena pela enorme economia.
Andrigo Barp
Modo Certo – Escolar